Criador de Música

Embora o Sr. Hubbard nunca se tenha considerado um músico profissional no sentido mais estrito da palavra, as suas realizações musicais não deixam de ser significativas. Um baladista da rádio na década de 1930, ele teve um programa no mesmo horário que mais tarde seria preenchido por Arthur Godfrey, e ele continuou a compor e interpretar durante o resto da sua vida.

Na década de 1970, ele organizou, instruiu e orquestrou vários grupos de atuação e deste trabalho provém um número de ensaios incisivos, incluindo: a sua análise da música Country Western, Flamengo, oriental tradicional e até do Rock (que ele comentou corretamente como estando a tornar‑se cada vez mais primitivo). Digna de nota entre as suas próprias composições durante este período encontra‑se a sua combinação inovadora de jazz moderno, reggae e calipso, incluindo a sua utilização moderna de formas tradicionais espanholas e orientais. O que também foi altamente inovador foi a sua delineação do que ele denominou “as leis do som proporcional”, segundo a qual instrumentos semelhantes de timbre ligeiramente diferente eram empregados para ultrapassar o problema intricado e de longa data da anulação instrumental, isto é, o som de um instrumento a “apagar” outro, independentemente do volume. Embora os profissionais tenham concebido vários remédios, o Sr. Hubbard foi factualmente o primeiro a dissecar o problema e a definir a sua solução. O resultado final da sua inovação musical foi realmente impressionante. De facto, escreveu um crítico da época: “L. Ron Hubbard resolveu um problema que músicos como o Buddy Rich e mesmo o Woody Herman não conseguiram resolver. Isto é, focar a energia de um combo numa big band, um feito que é equiparável a utilizar a energia do átomo.”

A próxima contribuição musical de L. Ron Hubbard, mais uma vez, foi imaginativa e inovadora: uma banda sonora para o seu romance best‑seller, Terra, Campo de Batalha. Apropriadamente intitulado Space Jazz, o álbum foi dos primeiros a utilizar totalmente as capacidades do Fairlight Computer Musical Instrument (CMI). Ele empregou o Fairlight para obter “amostras” de sons naturais e depois apresentou esses sons através do teclado como se fossem notas. Assim, Space Jazz tornou‑se numa “tapeçaria” de tiros, de garrafas a tilintarem e de outras coisas pertinentes à história — mas tudo entremeado na percussão e no ritmo. Ao todo, o álbum apresenta treze composições de L. Ron Hubbard, inspiradas nos personagens e acontecimentos mais significativos do seu romance. O álbum também contém interpretações das lendas do jazz Chick Corea, Stanley Clark e o lendário pianista dos Rolling Stones, Nicky Hopkins.

Dada a natureza altamente satírica no romance do Sr. Hubbard, Missão Terra, o álbum, é apropriadamente uma banda sonora de hard‑rock. O intérprete é o eterno inovador, Edgar Winter, e o single do álbum, “Cry Out”, foi posteriormente adotado pelos ambientalistas como uma canção de protesto para parar a poluição descontrolada. Mas o álbum é particularmente lembrado pelo uso, então completamente original, que L. Ron Hubbard deu aos “contra‑ritmos” — como um segundo ritmo subjacente à bateria e tipicamente numa altura de som mais baixa. Deste modo: “Este contra‑ritmo teria surtos exatamente do mesmo modo que o resto do ritmo.”  O resultado, como o próprio Winter comentou: “Nós começámos a perceber lentamente que estávamos a criar um som totalmente novo, com um fundo completamente sinfónico por trás de um conjunto de rock rítmico.”

O último álbum de L. Ron Hubbard, The Road to Freedom, reflete a máxima frequentemente repetida do Sr. Hubbard de que: “A música é de facto a Linguagem Universal.” Neste caso, ele utiliza‑a para transmitir verdades fundamentais contidas em Scientology. Este trabalho é música religiosa ao estilo de Scientology. Mais uma vez, o álbum apresenta interpretações de Scientologists da indústria do entretenimento. The Road to Freedom também apresenta uma interpretação do próprio Sr. Hubbard numa canção final, muito apropriadamente intitulada: “Thank You for Listening.” 

Para obter a informação completa sobre o legado musical do Sr. Hubbard veja o Criador de Música: Compositor & Intérprete da Série de L. Ron Hubbard.

A Sala de Música L. Ron Hubbard contém a sua coleção completa de instrumentos musicais, incluindo órgãos, sintetizadores e uma série de peças exóticas adquiridas durante uma vida de viagens globais